Região Viseu Dão Lafões

São cerca de 3500km2 da região Centro, entre o litoral e as terras altas do interior, distribuídos por 14 municípios.  A confluência de importantes vias de comunicação favoreceu o desenvolvimento, e a ancestralidade do povoamento deixou-nos um vasto legado patrimonial que remonta à Pré-História.

A paisagem é marcada pelas serras e pelos rios, com vastas áreas de floresta, campos de pastagem e de cultivo cujos produtos sustentam uma rica e variada gastronomia tradicional, vinhas onde cresce a matéria que o trabalho e a sabedoria transformam em vinhos com identidade e carácter – os Vinhos do Dão.

A nossa água é uma riqueza também pelas suas potencialidades mineromedicinais, cujos benefícios para a saúde e o bem-estar, podem sentir-se nas Estâncias Termais em funcionamento.

Aldeias antigas, vilas e cidades em que a história de muitos séculos, se conjuga com a modernidade, e os equipamentos e as atividades proporcionam uma invejável qualidade de vida. Se os tons da pedra marcam as povoações, é a afabilidade das pessoas que lhes dão vida, e é o gostar de bem receber que marca a experiência da visita.

 

Fonte: Turismo Centro de Portugal

Para mais informações sobre a região, seus monumentos, atividades e eventos, faça o download da brochura do Turismo Centro de Portugal.